04/03/2022

Um sistema de água, vários tipos de cerveja!

Malte, lúpulo, fermento e tudo que há de bom, esses são os ingredientes escolhidos para...Calma! Quando falamos de cerveja, não dá pra esquecer do ingrediente principal: a água.
 
   90% de uma cerveja é água, desde seu processo até o produto final, mas muitas vezes não se é dada a importância que ela merece e isso impacta diretamente na qualidade de sua cerveja. Estima-se que é usado de 3 a 4 litros de água para a produção de apenas 1 litro de produto final, por isso devemos falar um pouco mais sobre este ingrediente.
 
 A água que chega em nossas torneiras ou de poço pode conter diversos contaminantes adquiridos pelo caminho até chegar em nosso estabelecimento. Para um conhecimento da composição da água, sempre é indicada uma análise com um laboratório especializado. Cloro, flúor e partículas sólidas são os problemas mais comuns identificados. O clorofenol, que é resultado do cloro na água usada na produção da cerveja, é percebido como um "off flavor" bastante desagradável, que remete ao sabor medicinal ou hospitalar, como de esparadrapo, antisséptico ou band aid.
 
  Pronto! Já sei o que está prejudicando a qualidade da minha água, é hora de trata-la!
 
  Um filtro já reduz as impurezas de água e lhe dá qualidade no principal ingrediente de sua cerveja, mas não é só de água filtrada que que vive o cervejeiro. Por muito tempo, a especificidade da água de uma região criou uma identidade na cerveja, é muito comum ouvir sobre a cerveja de Munique ou Pilsen por suas características. Variação na quantidade de minerais são os principais fatores para este tipo de diferença e você também pode ter aí na sua cervejaria, seja ela no Chuí, em Salvador ou em Campo Grande.
 
  DEIONIZADOR + OSMOSE REVERSA
 
  Após um pré-filtro, que já garante uma água filtrada, podemos adicionar um sistema de Osmose reversa, te permitindo não somente 1 tipo de água mas 3. [Como assim?] O processo de osmose divide o volume de água em duas saídas (uma com 10% dos minerais e outra com mais de 200% de concentração dos minerais da água de entrada). Logo, ao final do processo, teremos 3 “águas diferentes”: Água filtrada, água passada pela Osmose e descarte da Osmose. O que já te proporciona 3 sabores diferentes, lindo não é mesmo? Mas, não acabou!
 
  Depois do processo de osmose, conseguimos adicionar o Deionizador, onde a resina vai retirar 100% dos minerais da água. Neste caso, pode até parecer ruim, já que os minerais que dão o sabor característico, porém é melhor do que você imagina! A partir de agora temos a solução para, quase, todos os seus problemas. A água deionizada é um excelente diluidor e juntando ela a uma das águas das saídas anteriores, podes criar qualquer combinação com inúmeros tipos de água. Para os tipos de cervejas que utilizam águas com bastantes minerais, por exemplo, basta utilizar o descarte da osmose, fazendo a mesma forma de diluição.
 
  Só uma empresa com mais de 20 anos de experiência pode lhe proporcionar tamanha solução!
 
Entre em contato e conheça nossos produtos.